sábado, 12 de fevereiro de 2011

Futsal para alunos do 1º ano matutino/noturno


 História
São duas as versões para a origem do Futebol de Salão, ambas envolvendo a Associação Cristã de Moços. Em uma delas, o esporte começou a ser praticado por volta de 1940, por jovens freqüentadores da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo que, para compensar a falta de campos de futebol, improvisavam "peladas" (futebol de fins de semana) nas quadras de basquete e hóquei, aproveitando as traves usadas na prática desse último esporte. Na segunda versão, o futebol de salão teria sido inventado em 1932, pelo professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM de Montevidéu (Uruguai), dando-lhe o nome de indoor football[2].
Já no ano de 1948, passado João Lotufo para secretário-geral da ACM São Paulo, transferiu Asdrúbal Monteiro para o cargo de diretor de Educação Física, com a proposta de que os dois resolvessem os problemas negativos da prática desse esporte, elaborando assim, um novo regulamento com elementos do futebol, do hóquei sobre a grama, do basquete e do pólo aquático[carece de fontes?].
Durante dois anos, Lotufo e Monteiro, estudaram, observaram, e aplicaram as novas regras, chegando no "protótipo" do esporte que encontramos hoje, como fixando o limite de cinco jogadores e as marcações da quadra, chegando ao resultado satisfatório que justificou na publicação da regra do futebol de salão em 1950, com isso o esporte foi intensamente praticado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro[carece de fontes?]..
Devido a sua praticidade, tanto no reduzido número de jogadores necessários em uma partida, quanto no espaço menor que exigia, o esporte rapidamente adquiriu crescente popularidade, atingindo outras localidades, gerando novos torneios e conquistando adeptos em todas as capitais do país. Em 28 de Julho de 1954 foi fundada a primeira federação do esporte no Brasil, a Federação Metropolitana de futebol de salão, atual Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, tendo Ammy de Moraes como seu primeiro presidente.
 Futsal e futebol de salão
A despeito das divergências históricas, Futebol de salão e o Futsal são essencialmente o mesmo esporte, especialmente quando se leva em conta que as diferenças, nem sempre tão evidentes a primeira vista, acabam sendo ainda mais embaralhadas pelo emaranhado processo histórico que envolveu o cisma no esporte e pela prática comum nos círculos do esporte.
O próprio termo futsal foi originalmente cunhado pela FIFUSA em reação à proibição da FIFA de se usar o nome futebol por entidades que não ela própria. No entanto, acabou sendo adotado pela própria FIFA, tornando-se assim associado à forma que o esporte adquiriu sob a autoridade desta entidade.
O futsal, em sua forma mais difundida hoje é administrado no Brasil pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão, em Portugal pela Federação Portuguesa de Futebol e mundialmente pela FIFA. O futebol de salão-FIFUSA, por sua vez, tem como federação nacional a Confederação Nacional de Futebol de Salão e é organizado mundialmente pela Associação Mundial de Futsal (AMF), cuja sede situa-se no Paraguai.
No aspecto dos agrupamentos políticos em torno do esporte, até meados da década de 80 o futebol de salão era administrado por uma entidade independente da FIFA, chamada Federação Internacional de Futebol de Salão ou simplesmente FIFUSA, com sede no Brasil. Posteriormente houve um acordo para a fusão das duas entidades, mas por motivos políticos o acordo não vingou e enquanto a FIFA passou a congregar as principais federações nacionais, a FIFUSA congregou pequenas federações e criou novas como a Confederação Nacional de Futebol de Salão, já que a Confederação Brasileira de Futebol de Salão se filiou à FIFA; com isso a FIFA alterou o nome para futsal e criou as novas regras para o esporte, organizando os campeonatos mundiais da modalidade. À FIFUSA coube manter o esporte com o nome anterior e até mesmo com as mesmas regras, salvo pequenas alterações. A Confederação Brasileira realiza anualmente as disputas da Liga Brasileira de Futsal.

REGRAS E MEDIDAS

O Futsal é jogado por duas equipes (masculino ou feminino) de, no máximo, 5 jogadores, sendo 4 jogadores de linha e 1 goleiro e, no mínimo 3 jogadores sendo um deles o goleiro e até 7 reservas para substituições.. Os jogadores de linha são: 2 alas, 1 fixo e 1 pivô, que usam apenas os pés para levar a bola até o gol adversário, que é a meta de jogo. O goleiro, no Futsal, é um jogador diferenciado dos demais pois, é o único jogador em quadra que pode utilizar as mãos e os pés. As mãos apenas dentro da sua área de gol e com os pés em qualquer parte da quadra. O goleiro é o único jogador que poderá cobrar o tiro de meta, sempre com as mãos. A quadra de Futsal é um retangulo com o comprimento mínimo de 25 metro e máximo de 42 metros e largura mínimo de 16 metros e máxima de 25 metros.É composta de uma área penal ou área de gol de 6 metros de raio, onde, no seu ponto mais distante estará a marca de penalty, também a seis metros da linha de fundo. A uma distancia de 10 metros da linha de fundo estará a marca de tiro livre sem barreira. Nas laterais, entre a linha de fundo e a linha lateral estará o semi-círculo do tiro de canto (escanteio). Haverá também, na lateral de quadra, junto aos mesários a linha da área de substituições.As metas (trave, gol) estrão sobre o centro da linha de fundo, medindo 3 metros de largura por 2 metros de altura. A bola de jogo varia de peso e tamanho de acordo com o sexo e a categoria das equipes.

http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/LivroNacionalRegras2011/index.html

Um comentário:

  1. muito bom a iniciativa de ter um blog para a educação física. parabens!

    ResponderExcluir