domingo, 15 de março de 2015

CONTEÚDOS PARA ALUNOS DO 2º ANO NOTURNO

Nutrição e Hidratação 6 de março de 2015


Saúde e Bem Estar 10 de março de 2015
     você realiza mais você vai estar ajudando sua saúde e evitando que doenças como colesterol alto, hipertensão arterial, diabetes e vária outra que muitas vezes não possuem sintomas mas que são capazes de evoluir para quadros bem mais sérios  e problemas bem mais graves de saúde, finaliza então mostrando mais uma vez a importância da atividade física.
   
Saúde e Bem Estar 6 de março de 2015   

Sedentarismo também é grande inimigo do coração das mulheres

A correria do dia-a-dia e a dupla jornada da mulher acabam fazendo com que os cuidados com a saúde sejam deixados para o segundo plano.


shutterstock_181066031
A correria do dia-a-dia e a dupla jornada da mulher acabam fazendo com que os cuidados com a saúde sejam deixados para o segundo plano. Encontrar tempo para fazer atividade física e ter um controle sobre a alimentação está cada vez mais difícil para quem trabalha durante os dois turnos do dia e ainda precisa cuidar da casa e dos filhos.
Esses e outros fatores acabam impulsionando a uma vida sedentária e isso pode trazer vários riscos à saúde. Mulheres sedentárias estão mais propensas ao risco de sofrerem doenças cardíacas. A falta de exercício físico pode ser um fator mais perigoso para o coração do que o tabagismo, a obesidade e a hipertensão.
A conclusão faz parte de um novo estudo realizada na Austrália e publicado no periódico British Journal of Sports Medicine.
“O sedentarismo aliado ao excesso de peso pode causar problemas na vascularização do coração, pode propiciar arteriosclerose [doença que ocorre quando as artérias que levam oxigênio e nutrientes a partir do coração para o restante do corpo tornam-se duras e estreitas] além de outras complicações que podem trazer problemas cardíacos”, explicou o endocrinologista Fabiano Tenório.
O médico conta que sempre recomenda exercício físico para as suas pacientes, independente da idade delas.
“Tenho pacientes que admitem o sedentarismo e são elas as que mais apresentam problemas cardíacos. Também recomendo que evitem doces e comidas gordurosas, que também podem contribuir para o surgimento de problemas no coração. É importante incluir frutas, verduras e carnes magras na alimentação para prevenir doenças cardíacas”, explica.
Fabiano Tenório alerta ainda que a mulher sedentária corre ainda o risco de sofrer com problemas ósseo musculares e até hormonais.
“Atividade física também ajuda muito na produção de hormônios”.
150 minutos de exercício por semana diminuem riscos
A pesquisa realizada na Austrália se baseou nos dados de mais de 30 mil mulheres entre 22 e 90 anos. Os pesquisadores analisaram os casos de doença cardíaca entre essas mulheres e avaliaram o impacto de cada fator de risco sobre a condição.
O levantamento mostra que antes dos 30 anos, o cigarro tem maior impacto sobre o risco de uma doença cardíaca, mas à medida que as mulheres envelhecem, muitas deixam de fumar e a ausência de atividade física se torna o fator de risco dominante para o problema.
O estudo mostra ainda que se as mulheres com mais de 30 anos se exercitassem por pelo menos 150 minutos por semana os riscos de sofrer com problemas cardíacos diminuiriam. Porém, a recomendação é válida para mulheres de todas as faixas etárias.
BRASIL
Um levantamento nacional realizado pelo Ministério da Saúde mostra que os brasileiros estão cada vez mais ativos. A prática de atividade física durante o tempo livre aumentou de 30,3% para 33,8% nos últimos cinco anos. Os números foram divulgados no ano passado.
‘Sinto minha autoestima baixíssima’
Quem nunca repetiu a frase “na segunda-feira eu começo a dieta” mais de uma vez na vida?
A frase é típica de mulheres que querem levar uma vida mais saudável ou apenas emagrecer, mas muitas acabam não conseguindo manter uma rotina de alimentação saudável aliada ao exercício físico. A estudante de Serviço Social Bárbara Braz, de 27 anos, conta que sempre tenta manter uma rotina de caminhadas e reeducação alimentar, mas o cansaço com o dia de trabalho seguido das aulas da faculdade à noite acabam fazendo com que os planos sejam deixados de lado.
“Apesar de jovem, eu sinto dores nas costas, nos joelhos, indisposição e intestino preguiçoso. Acredito que seja por conta do sedentarismo. Além disso, os exercícios físicos fazem com que o organismo libere substâncias responsáveis pela sensação de prazer e sem a prática acabo ficando com a autoestima baixíssima”, conta a jovem.